PESSOAS CHEIAS DE TERRITÓRIO
UM PROJETO PÉDEXUMBO DE CRIAÇÃO ARTÍSTICA COM A COMUNIDADE
“DANÇA COM VOZ” COM RUI PINHO AIRES E MÁRCIO PEREIRA | ARRUADA COM ORQUESTRA DE RUA | 14 DE FEVEREIRO | 14H30 – 16H00 | Ponto de partida Museu da Ruralidade
Pessoas Cheias de Território regressa ao concelho de Castro Verde na sua 4.ª edição, afirmando-se como um projeto artístico e comunitário que cruza criação contemporânea, participação e identidade local. Em 2026, sob a direção artística de Rui Pinho Aires, o trabalho artístico desenvolve-se a partir do tema “Dança com Voz”, tema anual da PédeXumbo, explorando a relação entre corpo, voz e ritmo enquanto expressão coletiva. Durante cinco semanas, o projeto reuniu um grupo intergeracional da comunidade, em encontros criativos, dando forma a uma grande orquestra de rua, onde percussão e voz partem das pessoas e do território.
No concelho de Castro Verde, o projeto conta com a participação de cerca de 160 pessoas, incluindo: Grupo B do Jardim de Infância do Centro Escolar n.º 1, Turma do 1.º ano do Centro Escolar n.º 1, turmas do 1.º Ciclo e Jardim de Infância da EB1/JI de Entradas, dois grupos de utentes da ERPI e do Centro de Dia do Lar Frei Manoel das Entradas e um grupo de adolescentes da ART – Associação de Respostas Terapêuticas. A este grupo juntaram-se ainda dois grupos informais da comunidade de Castro Verde e Entradas, que vão cantar e tocar nesta grande orquestra de rua.
O processo artístico culmina no Festival Entrudanças, em forma de arruada, onde a música sai à rua e se transforma numa celebração partilhada. Um percurso vivo pelo espaço público, que integra momentos performativos de escuta e encontro entre participantes, público e território.
Em Castro Verde, esta edição conta ainda com a colaboração do cenógrafo Márcio Pereira, que desenvolveu figurinos e adereços musicais a partir de materiais reciclados, em diálogo com a identidade da orquestra e da comunidade. A este projeto juntam-se vozes locais e as Ceifeiras de Entradas, reforçando a ligação entre criação artística e práticas culturais do território.
Mais informações: www.pedexumbo.com/pessoas-cheias-de-territorio
Pessoas Cheias de Território é um projeto da Associação PédeXumbo, estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura / DGArtes. com o apoio da Câmara Municipal de Castro Verde e da Junta de Freguesia de Entradas, da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, União de Freguesias de Campo e Campinho e Câmara Municipal de Évora.
