X
Menu
Subscrever newsletter:

Estão abertas as inscrições para aprender Valsas Mandadas com o projeto “De Volta aos Bailes Mandados em Portugal”

Associação PédeXumbo (Atualizado em: 7 Fevereiro, 2022 )

Depois de darmos inicio à parte teórica do projeto De Volta aos Bailes Mandados em Portugal”, com a investigação da Sophie Coquelin, é hora de começarmos a dançar!

Até ao final do ano 2022, “De Volta aos Bailes Mandados em Portugal” promove momentos de partilha entre bailadores e mandadores de diferentes danças mandadas em três regiões de Portugal: Sines e Reguengos de Monsaraz no Alentejo, Arcos de Valdevez no Norte e Lousã no Centro. As formadoras Ana Silvestre, Mercedes Prieto e Marisa Barroso estão dedicadas às práticas coreográficas integradas no projeto: Baile da Pinha/Contradança em Reguengos de Monsaraz; Fado Mandado, na Lousã; Vira/Chula/Malhão mandados, em Ponte da Barca; e Valsa Mandada, em Sines.

E já temos datas marcadas para aprender a bailar e a mandar nas Valsas Mandadas, com a formadora Ana Silvestre, no Centro de Artes de Sines, contando com a parceria da Câmara Municipal de Sines.  As sessões estão assim marcadas para os dias 5 de março, 2 de abril e 7 de maio, das 15h00 às 16h30, no Centro de Artes de Sines. A participação é gratuita, mas com lotação limitada, por isso devem inscrever-se desde já através dos emails pedexumbogeral@pedexumbo.com ou servicoeducativoCAS@mun-sines.pt

Ana Silvestre colabora com a Associação Pédexumbo desde 2006, como monitora de Danças Tradicionais do Mundo, como dinamizadora de oficinas e formação de formadores na área das Danças Tradicionais. Psicóloga e Professora de Danças do Mundo com vasta experiência no trabalho de movimento com diferentes faixas etárias, é co-criadora em projetos como o Baile das Histórias (uma co-produção Casa das Histórias Paula Rego e PédeXumbo); Bail`A Rir, Era Uma tela em Branco e Mandadora de baile no grupo Folk Aqui Há Baile. Integra o elenco da ACCCA (Companhia Clara Andermatt) no espectáculo Fica no Singelo como Formadora e Mandadora de Danças Tradicionais Portuguesas. Nestas sessões a formadora vai não só ensinar a prática coreográfica das Valsas Mandadas, como desafiar os participantes a experimentar a prática de mandador com a transmissão de práticas pedagógicas, em resposta a um dos objetivos centrais deste projeto: valorizar o papel do mandador e encontrar novos interessados em desenvolver este papel central nesta prática de baile.

Em breve serão divulgadas as datas para as restantes formações do projeto “De Volta aos Bailes Mandados em Portugal”, que podem acompanhar aqui.

———————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————-

“De Volta aos Bailes Mandados em Portugal” é um projeto vencedor da 4a edição do Programa Tradições, promovido pela EDP e tem um programa de encontros ao longo do ano que vão sendo divulgados na página do projeto. Acompanhem-nos para saber mais sobre Bailes Mandados em Portugal!

Sophie Coquelin na coordenação cientifica | Marta Guerreiro como responsável executiva da entidade promotora e gestora do projeto | Ana Silvestre, Marisa Barroso e Mercedes Prieto na dimensão prática/coreográfica | Joana Ricardo na Comunicação | Joana Torgal no Design | Projeto com o apoio do programa Tradições da EDP

Parceiros: Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz | Câmara Municipal de Sines

Partilhar

Scroll to top