Do Rossio de São Brás ao Largo da Misericórdia, do Largo da Porta de Moura ao Largo de São Vicente, o Bairro Celeiros surge em 2022, no âmbito de um projeto da PédeXumbo para o local que habita há mais de duas décadas. Este bairro-sonho tem diferentes espaços que se oferecem como lugares de programação, encontros culturais, trabalho coletivo e participado e chega a praças, largos, esplanadas, mas também aos residentes, aos comerciantes, aos vizinhos culturais, aos que habitam este bairro.
Estamos cá todo o ano e de janeiro a dezembro vemos mudar as suas dinâmicas, movimentações, as copas das árvores, as cores dos caminhos – ora da cor da calçada ora da cor das folhas que caem das árvores -, as suas gentes, vemos nascer novos negócios e vemos partir outros, vamos conhecendo sempre mais alguém e vamos assistindo à programação cultural que os agendes culturais do bairro vão oferecendo. Mas há uma época especial para sentir este bairro e é, sem dúvida, a Primavera!
O calor aquece as esplanadas, mas sem queimar. Os Meninos da Graça descansam ao sol. Os jacarandás pintam as praças. As pessoas saem à rua e sentem mais vontade de caminhar. Há exposições, música, teatro e dança. Há comida deliciosa e sobremesas gulosas! O convite é simples: venham viver o Bairro Celeiros, pois é lindo!
A residência artística da Bárbara Faustino, vencedora da última edição da Bolsa de Criação da PédeXumbo «Dançar Ocupando o Bairro Celeiros», tem início já na próxima semana, aqui no nosso bairro, para a criação de «ATRAVESSAR – a invenção de um percurso dançado pelo Bairro Celeiros». Nesta edição, a artista vai dedicar-se a uma criação site specific, numa relação direta com o bairro através da sua arquitetura, do tecido social, histórico, cultural e humano, com forte componente de integração da comunidade e a interação com o público. A residência de criação e a apresentação do projeto acontecerão de 13 a 24 de maio, mês para visitar e vivenciar o lugar, dançando!
Sigam o Bairro Celeiros em pedexumbo.com/bairro-celeiros