Entre o mar e a serra, do interior ao litoral, o território de Odemira é atravessado uma e outra vez em busca de quem saiba o que é fazer um Mastro. Conceitos como fé, sagrado, ritual, promessa, tradição ou celebração vão-se cruzando nas memórias de cada um.
Filmado em 2018, «Da Terra ao Céu», o novo documentário da PédeXumbo – Associação para a Promoção da Música e da Dança, surge após o trabalho de investigação e registo das memórias associadas à prática dos Mastros Tradicionais no concelho de Odemira, que a associação tem vindo a desenvolver desde 2017.
«Da Terra ao Céu» reúne assim relatos pessoais que no seu conjunto descodificam ações e práticas de outrora, que hoje encontram novas expressões e contextos. Na vontade de se “chegar mais alto”, o Mastro continua a unir comunidades.
Este documentário tem data de estreia agendada para 3 de Maio às 21h30, no Cineteatro Camacho Costa, em Odemira, e foi realizado por Pedro Grenha e Rui Cacilhas, com o apoio do Município de Odemira e a co-produção da associação local ADMIRA.
Para além da data da estreia, serão ainda levadas a cabo, várias exibições do mesmo documentário, sempre com entrada livre, nas seguintes datas e locais:
4 de Maio em S. Luís, junto ao mercado municipal;
5 de Maio em Santa Clara-a-Velha, na Casa do Povo;
6 de Maio em Vale de Santiago, no Centro Recreativo;
7 de Maio em Vila Nova de Milfontes, no Cinema Girasol;
8 de Maio em S. Martinho das Amoreiras, na Casa do Povo;
12 de Junho em São Teotónio, integrado no Festival de Mastros.
Em S. Luís e em Santa Clara, serão ainda dinamizadas, às 16h00 dos dias das projecções, uma Oficina de Dança e de Produção de Flores de Papel, para decoração dos Mastros.
A entrada é livre!