De 26 de janeiro a 26 de fevereiro de 2024, artistas candidataram as suas novas criações à Bolsa «Dançar Ocupando o Bairro Celeiros»! As candidaturas encontram-se agora encerradas. A PédeXumbo agradece a tod@s @s que candidataram os seus projetos e dará as respostas a@s candidat@s no dia 16 de março.
**
A Bolsa para a residência «Dançar Ocupando o Bairro Celeiros» sustenta uma vontade da PédeXumbo em desafiar artistas a olhar para o Bairro Celeiros, zona da cidade de Évora que a PédeXumbo habita, e a criar a partir do lugar.
Nesta edição, os projetos candidatos deverão ser criações site specific, numa relação direta com o bairro através da sua arquitetura, do tecido social, histórico, cultural e humano com forte componente de integração da comunidade e a interação com o público. Com o tema “Dançar Ocupando o Bairro Celeiros”, as propostas deverão produzir pensamento e ação na rua, como espaço que volta a ser de encontro e de reflexão. Numa residência artística de 10 dias, a ser desenvolvida entre a sala estúdio da associação e as ruas do Bairro Celeiros, em Évora, @(s) bolseir@(s) comprometem-se a desenvolver um trabalho de criação de um espetáculo, baile e/ou performance a partir do universo da dança e música tradicional.
PERÍODO DE CANDIDATURA: 26 de janeiro a 26 de fevereiro de 2024
COMUNICAÇÃO DE RESULTADOS: 26 de março de 2024
PERÍODO DE RESIDÊNCIA: 13 a 23 de maio de 2024
LOCAL DA RESIDÊNCIA: Bairro Celeiros, em Évora
APRESENTAÇÃO: 24 de maio de 2024
Regulamento e candidaturas em pedexumbo.com/bolsa-de-criacao