BAIRRO CELEIROS é um projeto da Associação PédeXumbo, em Évora.
Este projeto nasce da vontade de criar um bairro sonhado, um bairro como um todo participativo e interativo, na cidade e no espaço geográfico habitado pela sede da PédeXumbo, localizada nos Antigos Celeiros da EPAC, na Rua do Eborim, em Évora.
Em 2022, esta vontade levou-nos a desenhar um bairro no mapa da cidade, mapeando uma área que vai do Rossio de São Brás ao Largo da Misericórdia, do Largo da Porta de Moura ao Largo de São Vicente.
O Bairro Celeiros é lugar de programação, de encontros culturais, de trabalho coletivo e participado e chega a praças, largos, esplanadas, mas também aos moradores, aos comerciantes, aos parceiros culturais, aos visitantes, a toda a vizinhança que habita este lugar e com quem temos estado, colaborado e conversado ao longos dos últimos anos.
«Aprometemos Atividades no Bairro»
Na 1ª edição, em 2022, a PédeXumbo lançou o convite aos vizinhos e ao público em geral para que, em maio, participassem num programa cultural preenchido com oficinas de saber fazer, dança, música, cante, instalações artísticas, performance, cinema, mini concertos em varandas, e para que viessem sentir e viver o nosso bairro.
O BAIRRO CELEIROS transformou-se assim num palco cultural aglutinante, permitindo o usufruto livre de cultura, da criação artística participada e do pensamento crítico sobre os espaços que habitamos, sobre como queremos usufruir dos mesmos, potenciando um diálogo cruzado com moradores, transeuntes, comerciantes, agentes culturais. Um bairro de portas abertas a dinâmicas de cultura participativa, um projeto aberto a tod@s.
«Passo a passo, a caminhar pelo Bairro Celeiros»
Na 2ª edição, em 2023, a PédeXumbo desafiou o Colectivo Til – um coletivo que reúne pessoas de diferentes áreas com interesse nos materiais e processos de co-criação, assim como na intervenção cívica e social pelo questionamento e valorização dos lugares – a realizar o trabalho de investigação no bairro. Surge assim, «Passo a passo, a caminhar pelo Bairro Celeiros», onde, através de registos de experiências vividas e da sua análise, ampliamos o nosso olhar sobre esta zona da cidade.
«Dançar Ocupando o Bairro Celeiros»
Em 2024, na 3ª edição do projeto, fez-nos sentido desafiar novos criadores e intérpretes a desenvolver projetos performativos, nas áreas da dança e/ou música, com o especial interesse para o conhecimento, valorização e devolução de estilos coreográficos tradicionais. Com o tema “Dançar Ocupando o Bairro Celeiros”, abrimos uma call para novas criações desafiando artistas, das áreas da Dança e/ou Música, a olhar para o Bairro Celeiros e a criar a partir dele! A bailarina e performer Bárbara Faustino foi a vencedora desta Bolsa e esteve durante 13 dias em residência artística no Bairro Celeiros para a criação de «ATRAVESSAR – a invenção de um percurso dançado pelo Bairro Celeiros».
Mapa Colectivo Til
O nosso bairro é lindo!
Abre-se a porta. Os raios de sol entram pelo escritório dentro. Entram também os primeiros cheiros e sons do bairro na casa da PédeXumbo. E quando os nossos pés avançam porta fora, há uma dança que se sabe de cor. As pedras arredondadas, cinzentas, são o tapete tantas vezes percorrido.
Este é o bairro de sempre, mas agora saímos à rua como colecionadores de memórias: uma saída de escritório é uma caminhada pelo bairro.Sair de casa para um espaço aberto, delineado por outras casas, ruas, portas, janelas, travessas, edifícios históricos, árvores, o verde dos jacarandás. Um jogo de descoberta, de quem se quer surpreender com um espaço que é tão familiar e está ainda por descobrir, de quem quer desafiar o olhar, de quem se quer encantar. Construir um bairro, refazer, criar, guardar, oferecer novas imagens, pontos de referência, relações.
Sejam bem-vind@s ao Bairro Celeiros!
O nosso bairro, o bairro onde a PédeXumbo mora, é feito pelas suas gentes, mas também por ruas, ruelas, travessas e praças que entram e saem da muralha da cidade de Évora, esta cidade que é nossa e que é da Humanidade.
Do Rossio de São Brás ao Largo da Misericórdia, do Largo da Porta de Moura ao Largo de São Vicente, o Bairro Celeiros é lindo.
Basta sair porta fora e deixar o bairro entrar que de imediato se revela revestido por pequenos tesouros onde quer que a vista alcance e que convidam à fotografia: a racha numa parede onde cresce um pequeno jardim verde; um friso decorado ao estilo Arte Nova no topo de um edifício, uma família que passa, vendedores que montam a esplanada, gelados artesanais, cheiro a pad thai e a café, doces e artesanato em barro muito colorido. Os pombos arrulham alinhados em beirados e candeeiros. Esculturas em pedra, protuberantes, com uma cara e um olhar que contam já uma história antiga. A cúpula de uma igreja, o catavento a adivinhar estações, os estendais e a roupa que se agita, os limoeiros que espreitam para lá dos muros, jacarandás que agarram o céu. As diferentes cores dos rodapés, os códigos grafitados na parede. Os nomes das ruas em placas amarelas, travessas que não sabemos o nome de cor, escadas que contamos.
O projeto BAIRRO CELEIROS propõe mapear uma área da cidade de Évora e habitar diferentes espaços como lugares de programação, encontros culturais, trabalho coletivo e participado. Chega a praças, largos, esplanadas, mas também aos residentes, aos comerciantes, aos vizinhos culturais, aos que habitam este bairro. Este ano, o programa vai passar pelo Largo Álvaro Velho, na Rua Miguel Bombarda, no Largo da Misericórdia, no Largo de São Vicente, na Travessa da Caraça, nas varandas do bairro e no Pátio dos Antigos Celeiros da EPAC, na Rua do Eborim, mas o convite do projeto estende-se à descoberta dos lugares, sons, gentes, cheiros e sabores do «bairro».Juntem-se nesta (re)descoberta e criem o vosso bairro de lugares, sons, gentes, cheiros e sabores entre o Largo Alvaro Velho, a Rua Miguel Bombarda, o Largo da Misericórdia e de São Vicente, a Travessa da Caraça e na Rua do Eborim.
O nosso bairro é lindo, venham descobri-lo (e partilhá-lo também)!
Um Projeto PédeXumbo | Bolsa «Dançar Ocupando o Bairro Celeiros» PédeXumbo | Criação’24 Bárbara Faustino | Investigação «Passo a passo, a caminhar pela Bairro Celeiros»’23 Colectivo Til Estrutura Financiada por DGArtes, República Portuguesa – Cultura | Apoio Câmara Municipal de Évora, União das Freguesias de Évora (Centro Histórico de Évora) | Parceiros de Bairro Antípoda, a Bruxa Teatro, Grupo Cantares de Évora | Parceiro de Comunicação DianaFM | Imagem Cristina Viana | Vídeo Carolina Lecoq | Fotografia Fu Qiang, Beatriz Nunes