X
Menu
Subscrever newsletter:

«ATRAVESSAR – a invenção de um percurso dançado pelo Bairro Celeiros» estreia sexta-feira, dia 24 de maio!

Associação PédeXumbo (Atualizado em: 22 Maio, 2024 )

EM MAIO, a performer e bailarina Bárbara Faustino e o músico Ariel Rodriguez estão no Bairro Celeiros, em residência artística, para a criação da performance «ATRAVESSAR – a invenção de um percurso dançado pelo Bairro Celeiros».

Vencedora da Bolsa «Dançar Ocupando o Bairro Celeiros», da PédeXumbo, esta criação site specific está em relação direta com o bairro através da sua arquitetura, do tecido social, histórico, cultural, humano e sonoro e vai convidar-nos ao movimento neste lugar da cidade de Évora! E a estreia é já na sexta-feira!

Ficam convidad@s para este percurso dançado pelo bairro, no dia 24 de maio, com início às 18h30, no Espaço Celeiros (Antigos Celeiros da Epac, Rua do Eborim 16, Évora).

Um conjunto de ruas com uma determinada afinidade costuma fazer um bairro. A ideia deste bairro sonhado emerge de um celeiro que outrora armazenava trigo e agora armazena criatividade. O seu contorno é uma invenção, mas habitá-lo é real, tão real como comer pão. Os seus limites, desenhados com a fluidez e leveza da farinha, são porosos, permitindo a passagem das pessoas e das ideias.
Demarcadas as fronteiras, parte-se para a travessia interna, ocupando o território em movimento. Aqui, são os vínculos estabelecidos durante o processo criativo que definiram não só o trajeto mas também o ritmo, a forma e os gestos com que ele é percorrido. Das diretivas explícitas — «Bárbara, não vás por essa rua, porque aí há uma coisa má, vai pela outra que é mais bonita» — às suas histórias de vida e gestos, as senhoras que se reúnem todas as tardes junto ao n.º 26 da Rua dos Castelos inspiraram a dança que percorre as ruas desta travessia.
Fazem parte da paisagem sonora as canções da juventude que a Dona Clotilde cantou, as benzeduras que a Dona Custódia ensinou, os ruídos que a rua produz e a composição que os gestos e o ambiente sugerem.

Criação e interpretação: Bárbara Faustino | Paisagem sonora: Ariel Rodriguez | Apoio à investigação: João Matias | Fotografia: Júlia Vilhena, Beatriz Nunes | Agradecimentos: A toda a equipa da associação PédeXumbo. À Custódia, Clotilde, Joaquina, Luísa e Lurdes, moradoras do Bairro Celeiros que são inspiração, afeto e alegria diária. Ao Sergio Escalera e à Júlia Vilhena. Obrigada a todos, do fundo do coração.

BAIRRO CELEIROS, um bairro-sonho

Do Rossio de São Brás ao Largo da Misericórdia, do Largo da Porta de Moura ao Largo de São Vicente, o Bairro Celeiros surge em 2022, um projeto da PédeXumbo para o local que habita há mais de duas décadas, na cidade de Évora. Este bairro-sonho tem diferentes espaços que se oferecem como lugares de programação, encontros culturais, trabalho coletivo e participado e chega a praças, largos, esplanadas, chega aos residentes, comerciantes, vizinhos e visitantes.

Estamos cá todo o ano e de janeiro a dezembro vemos mudar as suas dinâmicas, movimentações, as copas das árvores, as cores dos caminhos, as suas gentes, conhecemos sempre mais alguém e assistimos à programação cultural que os agendes culturais do bairro vão oferecendo. Mas há uma época especial para sentir este bairro: a Primavera!

O calor aquece as esplanadas, mas sem queimar. Os Meninos da Graça descansam ao sol. Os jacarandás pintam as praças. As pessoas saem à rua e caminham na brisa. Há exposições, música, teatro e dança. Há comida deliciosa e sobremesas gulosas! O convite é simples: venham viver o Bairro Celeiros, pois é lindo!

Atividade gratuita e sem reservas.

Tudo sobre o Bairro Celeiros em
pedexumbo.com/bairro-celeiros

Um Projeto PédeXumbo | Bolsa «Dançar Ocupando o Bairro Celeiros» PédeXumbo | Criação’24 Bárbara Faustino | Investigação «Passo a passo, a caminhar pela Bairro Celeiros»’23 Colectivo Til | Estrutura Financiada por DGArtes, República Portuguesa – Cultura | Apoio Câmara Municipal de Évora, União das Freguesias de Évora (Centro Histórico de Évora) | Parceiros de Bairro Antípoda, a Bruxa Teatro, Grupo Cantares de Évora | Parceiro de Comunicação DianaFM | Imagem Cristina Viana | Vídeo Carolina Lecoq | Fotografia Fu Qiang, Beatriz Nunes, Júlia Vilhena

Partilhar

Scroll to top