De que forma a “espessura temporal” da cidade envolve quem lá vive? Como é vivido o espaço público por transeuntes e residentes? Que sons acompanham uma caminhada eborense? Como se movem os corpos consoante a altura do ano? O que se quer para o bairro em que se habita?
Depois da 1ª edição do projeto Bairro Celeiros, em 2022, em que se mapeou um bairro imaginado e em que se fortaleceram oa laços com um lugar e uma comunidade de um bairro que habitamos todos os dias, este ano a PédeXumbo lançou o convite ao Colectivo Til para um trabalho de investigação sobre o lugar a que chamou «Passo a passo, a caminhar pelo Bairro Celeiros».
A dar estes passos por ruas, ruelas, casas e espaços, escolas e bares, janelas e cafés, estiveram não apenas o Diogo e o Gonçalo dos Colectivo Til com os seus cadernos e anotações, mas também a Orquestra do Bairro com a sua música, a equipa da PédeXumbo com as suas ideias e bailes, os meninos e meninas da Escola do Rossio de São Brás com o Compêndio Enciclopédico Analítico do Bairro Celeiros, vários vizinhos que fomos conhecendo para conversar e cantar (e outras que já conhecíamos e com quem continuamos a caminhar juntos), o Fu Qiang com a máquina fotográfica e também a Carolina Lecoq com a câmara de filmar.
Observou-se como os corpos de hoje habitam esta zona da cidade, desafiando-os a experimentar novas formas de estar, povoar a rua e refletir sobre o espaço público, dando-lhes o papel de atores-caminhantes, questionando o modelo de cidade no século XXI. Desta proposta para “performar” o bairro, através de registros de experiências vividas e da sua análise, nasce um novo olhar sobre o lugar, euqnato na câmara da Carolina Lecoq nascia um documentário, que é agora o mote para nos voltarmos a juntar!
Na quinta-feira dia 19 de outubro, a PédeXumbo convida vizinhos do Bairro Celeiros e amigos para o lançamento de “Passo a passo, a caminhar pelo Bairro Celeiros”, um documentário de Carolina Lecoq, pelas 19h00, nos Antigos Celeiros da Epac. Vamos ainda contar com a presença do Diogo Monteiro e do João Gonçalo Lopes do Colectivo Til para conversar e observar outros elementos desta investigação.
Porque o Bairro Celeiros é lindo!
*
Um Projeto PédeXumbo | Investigação «Passo a passo, a caminhar pela Bairro Celeiros» Colectivo Til | Estrutura Financiada por DGArtes, República Portuguesa – Cultura | Apoio Câmara Municipal de Évora, União das Freguesias de Évora (Centro Histórico de Évora) | Parceiros de Bairro Antípoda, a Bruxa Teatro, Grupo Cantares de Évora | Parceiro de Comunicação DianaFM | Imagem Cristina Viana | Vídeo Carolina Lecoq | Fotografia Fu Qiang