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Conversas com Dança || ed. 4 || A DANÇA EM TEMPOS DE CONFINAMENTO

Associação PédeXumbo (Atualizado em: 14 Março, 2024 )

Pararam os corpos de dançar durante os períodos de confinamento? Quem continuou a dançar?
Que adaptações foram feitas aos projetos e programas com dança?
É possível dançar socialmente online?
Como se voltaram a ativar os corpos dançantes?

A crise pandémica e os períodos de confinamento vividos nos últimos 2 anos tiveram um grande impacto na cultura e em todas as disciplinas artísticas. Na dança este impacto foi muito forte e provocou, por momentos, a paragem de corpos, aulas e espetáculos. Mas será que se parou mesmo de dançar?
A quarta conversa do Ciclo “Conversas com Dança” será um momento de partilha de experiências de dança em tempos de confinamento, de adaptações feitas para que estruturas e bailarinos continuassem a sua atividade, bem como debate sobre as consequências diretas que a pandemia trouxe a esta área artística.
Os convidados para esta conversa são Enrique Matos do Espaço Baião, Pedro Fidalgo Marques que é co-fundador e Presidente da PlataformaDança – Associação Nacional de Dança e Isabel Galriça, solista na Companhia Nacional de Bailado, com a moderação de Marta Guerreiro, coordenadora da Associação PédeXumbo.

16 de Outubro de 2021
15h00 | Casa de Burgos, Évora

Oradores

Enrique Matos, Nasceu em Belo Horizonte – Brasil, Professor de Dança, Músico, Pesquisador e Produtor, fundou em 2011, em Portugal, o Espaço Baião – Centro Cultural e Escola de dança onde, desde então, leciona aulas de Forró e organiza eventos ligados à música e à dança bem como vários projetos comunitários no âmbito do desenvolvimento positivo através da dança. Em Lisboa tem também projetos fixos dançantes semanais e mensais como o “Forró da Liberdade”, o “Forró de Quarta” e o “Baião Vintage”. Em 2020 celebrou, ainda que de forma diferente, os 10 anos do seu grande projeto profissional, o maior festival de forró da Europa, o Baião in Lisboa Festival que atrai anualmente a Lisboa quase 2000 pessoas provenientes de todo o Mundo.

Pedro Fidalgo Marques é um empreendedor social e cultural que procura através do seu trabalho e activismo contribuir para um desenvolvimento mais justo, mais equilibrado e mais sustentável. Licenciado em Dança e Pós-Graduado em Ciência Política, encontra-se a frequentar o doutoramento em Dança na Faculdade de Motricidade Humana, da Universidade de Lisboa. Tem formação específica de professor de danças de salão pela Federação Portuguesa de Dança Desportiva e pela U.K.A – United Kingdom Alliance. Lecciona desde 2006 em diversas escolas, clubes e academias, dando aulas de grupo, workshops, cursos intensivos, aulas particulares e Coreografando musicais, espetáculos e flashmobs. Abriu a Oeiras Dance Academy em Setembro de 2014 sendo o seu director-executivo e técnico/pedagógico. É o director nacional do All Dance Portugal, produtor dos campeonatos nacionais de dança que apuram para o campeonato da europa e para o campeonato do mundo de dança. Co-fundador e Presidente da PlataformaDança – Associação Nacional de Dança, associação representativa do sector da dança congregando profissionais, escolas companhias e estruturas. 

Isabel Galriça demonstrou desde muito cedo o gosto pela dança, tendo iniciado o seu percurso aos 3 anos de idade. Fez o curso de dança da Escola de Dança do Conservatório Nacional, uma formação com Rosella Hightower e o estágio profissional no Ballet Gulbenkian. Solista da Companhia Nacional de Bailado (CNB), onde trabalhou com inúmeros coreógrafos nacionais e internacionais e onde se encontra desde 1994 (desde os 17 anos de idade). Integrou a tournée internacional da Companhia Anne Teresa Keesmaeker. Papeis principais e de solista em ballet clássico, nomeadamente: Romeu e Julieta, Bela Adormecida, Cinderela, O Quebra-Nozes, Coppelia, Dom Quixote, Giselle, O Baile dos Cadetes, Raymonda, entre outros. Trabalhou com diversos coreógrafos nacionais e internacionais, como Anne Teresa Keesmaeker,, Natcho Duato, Marco Cantalupo, Rui Lopes Graça, Paulo Ribeiro, Olga Roriz, Hans Van Manen, William Forsythe, Mauro Bigonzetti, Akram Khan. No estilo de neoclássico e contemporâneo, dançou, In The Middle, Light, Lisbon Peace, Quatro Temperamentos, Apolo, Pedro e Inês, Isolda, Canto Luso, Treze Gestos de Um Corpo, Savaliana, Por Vos Muero, Serenade, Uma Coisa em Forma de Assim, Cantata,itmoi – In The Mind Of Igor, entre outros. Em 2012, começou a estudar Pilates. Em 2013, iniciou colaboração com vários ginásios, dando aulas com o objetivo de melhorar a elasticidade e força do corpo, de forma controlada e tendo em atenção as características individuais de cada aluno. Atualmente dá aulas na New Music School, Escola de Dança Ana Kohler (EDAK), Quórum Academia e Quórum ballet.

Moderadora

Marta Guerreiro, Licenciada em Animação Sociocultural pela Escola Superior de Educação de Beja (2005), Marta Guerreiro dedicou-se inicialmente à área social, desenvolvendo e dinamizando projectos em contextos sociais desfavorecidos, recorrendo sempre à dança como ferramenta de trabalho. A partir de 2008 dedicou-se à área cultural como produtora e programadora na associação PédeXumbo (Festivais Entrudanças, Tocar de Ouvido, Planície Mediterrânica). Em simultâneo cria e integra projectos artísticos com comunidades locais (idosos e crianças) e tem ainda desenvolvido competências enquanto monitora de danças tradicionais. Desde 2015, coordena a associação e gere projectos, tendo sempre um papel activo na implementação e dinamização das actividades nos diferentes territórios de intervenção. O último projecto criado por Marta centra-se na tradição dos mastros e nas suas práticas expressivas, no concelho de Odemira. Neste projecto, como em outros que tem desenvolvido ao longo do seu percurso profissional, integra-o desde a fase de pensamento/criação à de avaliação. Faz parte do seu perfil envolver-se junto das comunidades locais, onde ainda se praticam as acções, e por tal valorizar as pessoas e as tradições de uma forma muito humana. Esta integração a 100% nos projectos permite-lhe gerir orçamentos e recursos humanos de uma forma complementar para o bom sucesso dos projectos.

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