Criações Recentes
GRANEL é o resultado de um trabalho de quatro músicos residentes em Évora, que estiveram em residência no Espaço Celeiros, a convite da Pédexumbo, para a construção de um repertório de baile.
Mara na voz, André Penas na viola de arco, João Baião na guitarra e Samuel Santos no violoncelo, trazem um Andro Selvagem, uma Mazurca para aquecer os corações, um Círculo Saltarello, uma Chapelloise, entre muitas outras como se quer num baile a granel!
O projeto teve a sua estreia na 2ª edição do Festival Desdobra-te, em Évora, e faz agora parte do catálogo de criações da PédeXumbo, estando já disponível para circulação. Mais informações: leonor.carpinteiro@pedexumbo.com
“Já nasceu o dia. É um bom momento para olhar o céu…a brisa vem quente, mas o ar está limpo. Conseguimos vê-lo e queremos lá chegar, queremos algo de bem. Aprometido ficou o Mastro por querermos voltar a estar juntos. É tempo de fazer os bolos, florir as suas saias, espalhar os verdes para o cheiro chegar mais alto. E quando nascer de novo o dia, seremos o corpo que bailou a voltar à vida.”
Aprometido é a nova criação da PédeXumbo com Joana Ricardo, Márcio Pereira e Marta Guerreiro e estreou dia 13 de agosto de 2020. Esteve em cena dias 13, 14 e 15 de agosto, no Pátio dos Antigos Celeiros da EPAC, em Évora.
Potenciando as áreas artísticas dos membros da equipa residente, entre a música e a dança, a PédeXumbo está a desenvolver uma residência artística, no espaço onde está sediada, para a criação deste espectáculo com foco nos Mastros de Promessa. Esta criação volta assim ao tema dos Mastros Tradicionais, dando continuidade à investigação que vem sendo desenvolvida pela a associação desde 2017, no concelho de Odemira, com os projetos A Ciência de Um Baile de Mastro e Da Terra ao Céu.
O espetáculo passará a integrar o catálogo de criações para circulação da PédeXumbo e poderá ser apresentado em diversos contextos.
FICHA TÉCNICA
Do convite lançado pela PédeXumbo para que Inês Lopes e João Godinho reflectissem sobre o conceito de “baile português”, surge o projecto Não És Tu Sou Eu: um duo de concertinas dedicado à reinterpretação da música tradicional portuguesa, em contexto de baile. O repertório apresentado resulta de uma pesquisa aprofundada sobre uma vasta colecção de cancioneiros com recolhas de música tradicional.
Disponível para circulação em 2020, no formato de baile, concerto ou oficina. Mais informações: leonor.carpinteiro@pedexumbo.com
CHULA (áudio)
MAZURKA (áudio)
A Inês Lopes e o João Godinho estiveram em Residência Artística de 11 a 22 de Novembro de 2019 no Espaço Celeiros, Évora; Estreia da sua criação aconteceu em 23 de Novembro 2019, no Monte Alentejano, integrado no Desdobra-te – Festival de Dança e Outras Artes.
Eles acordam numa enorme tela em branco e descobrem que não estão sozinhos. O que existe para além deste branco?
Nesta tela eles exprimem diferentes matizes de emoções, diferentes intensidades e cores. O amor e a raiva têm a mesma cor? Porque é que eu visto azul se gosto mais de cor-de-rosa? E o medo é preto? Então se eu estou com medo, porque é que não vejo nada preto à minha volta?
UMA CRIAÇÃO DE Ana Silvestre e Márcio Pereira
COM SONOPLASTIA DE Mara
UMA PRODUÇÃO PédeXumbo
COM O APOIO A Bruxa Teatro
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA M6
Disponível para circular, mais informações: leonor.carpinteiro@pedexumbo.com













