X
Menu
Subscrever newsletter:

Cantos de Cego de Galiza e Portugal

Associação PédeXumbo (Atualizado em: 5 Dezembro, 2019 )

Cantos de cego de Galiza e Portugal é um CD sobre um presonagem singular na cultura universal e o seu repertório musical em ambos os lados do Minho.

César Prata e Ariel Ninas são dois músicos de ambos países que recrearam com variada instrumentação estas canções. Fundamentalmente com voz, sanfona e guitarra, mais também com concertina, harmónica, adufes e percurssão. Em igual medida melodías galegas e portuguesas, recolhidas em cancioneiros ou gravadas directamente a informantes de Mesía, Pinhel, A Guarda, A Fonsagrada, Viseu… Estas canções foram gravadas recentemente para formar parte do primeiro disco do dúo: “Cantos de cego da Galiza e Portugal”

“Têm sido muitas os cegos desde os tempos de Homero que transmitiram um saber popular feito de histórias fabulosas que alimentaram o imaginário de gerações e gerações. Uma atividade profissional que se perdeu deste lado do mundo, mas que continua viva noutros locais. Pessoas que nos palcos onde estava o dinheiro souberam captar a atenção da audiência: o campo da feira e da romaria, a rua da cidade, a casa de quem lhes dava pousada. Performers audazes do seu tempo ou jograis medievais, souberam adaptar-se ao seu público. Um público generoso que ouvia e – desde que o povo sabe ler – comprava folhetos, corpus escrito de uma literatura de cordel muito rica e extensa: epopeias de heróis, vidas de santos, crimes horríveis de sangue, raptos e incestos, coplas picarescas, arrufos de namorados, historietas antigas ou relatos mais atuais.

Invisuais mas com uma capacidade de memória portentosa, levavam novas aos lugares que visitavam, criando, assim, um sentido de comunidade e um repertório geral de cantigas. Artistas populares para o povo. Ceguinhas e ceguinhos são a memória colectiva, o fio da transmissão oral do nosso imaginário. Este CD é o reconhecimento às pessoas que nos legaram as suas histórias.”

De César Pratas e Ariel Ninas

1 – Na Feira
2 – Desgarrada
3 – O Coveiro De Pínzio
4 – O Conde Cego
5 – Rosalina
6 – Tres Casamentos
7 – Florinda Vem à Janela
8 – Romance De Santa Helena
9 – Casório Divertido
10 – Tema Do Harmónio
11 – Sonho De Amores
12 – História De Manuel Do Campo
13 – Carta Da Mãe Para A Filha
14 – Adeus María Da Graça
15 – Crime Em Compostela
16 – O Caso Da Cancela

 

Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Scroll to top